sexta-feira, 24 de agosto de 2012

2.7 O registro digital da experiência planejada


Escola Municipal Padre Cícero de Castro


TEMA: O Renascimento Cultural e Científico Europeu

CONTEÚDO CURRICULAR
História e Educação Artística

DURAÇÃO
05 aulas (03 aulas na sala e 02 aulas no Laboratório de Inclusão Digital)

PROFESSORES PARTICIPANTES
Maria Helena do Nascimento
Pollianny Pontes Paiva

DESCRIÇÃO DA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE

A atividade foi elaborada para a aula de História da Escola Municipal Padre Cícero de Castro, ministrada para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental do turno matutino. A turma em questão é nomeada 312A e é composta por 36 alunos, em geral bastante falantes, mas participativos. As aulas versaram sobre o Renascimento Cultural e Científico Europeu, além de estar previsto no planejamento do bimestre e contemplado no livro didático dos alunos, é um tema bastante atraente para essa a faixa etária dos doze anos. Primeiramente, foram apresentados slides em Power Point contendo algumas informações sobre o tema. Também foram inseridos links com o intuito de aprofundar o assunto estudado, eles remetiam a biografias e obras de artistas renascentistas, teorias e instrumentos criados pelos cientistas do Renascimento, além de levar a um tour pela Capela Sistina, onde se encontram diversas obras representativas desse período.

Para esta atividade foram necessárias três aulas em sala e duas aulas no Laboratório de Inclusão Digital. Os alunos assistiram à apresentação e à explicação, posteriormente, em dupla, releram os slides e acessaram os links para buscar informações que serviram de suporte para a resolução das atividades xerografadas.

Apesar de ser uma turma numerosa e agitada, os alunos ficaram bastante concentrados na atividade, gostaram de acessar os links e se mostraram muito interessados, de modo que a aula transcorreu tranquilamente.
As dificuldades apresentadas ficaram por conta de alguns links que não abriram e outros nos quais as figuras não apareceram.

Abaixo apresentamos fotos tiradas durante a execução da referida aula:



quarta-feira, 18 de julho de 2012

2.6 Planejando atividades com hipertexto


Escola Municipal Padre Cícero de Castro


TEMA: O Renascimento Cultural e Científico Europeu

PÚBLICO ALVO
Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental

NÚMERO DE ALUNOS DA TURMA
36

CONTEÚDO CURRICULAR
História e Educação Artística

DURAÇÃO
05 aulas (03 aulas em sala e 02 aulas no Laboratório de Inclusão Digital)

PROFESSORES PARTICIPANTES
Maria Helena do Nascimento
Pollianny Pontes Paiva

RECURSOS UTILIZADOS
Livro didático;
Folhas xerografadas;
Laboratório de inclusão digital (internet, sites diversos, hiperlinks, apresentação em PowerPoint).

Objetivos:

ñ  Compreender como o Renascimento cultural e científico afetou a maneira de viver da sociedade da época e quais foram seus benefícios para as gerações atuais;
ñ  Compreender que as modificações culturais e artísticas promovidas pelo Renascimento estão relacionadas ao crescimento comercial e urbano, de tal modo que contribuiu para a transformação da sociedade como um todo;
ñ  Entender o humanismo como uma parte do processo do Renascimento;
ñ  Identificar as principais características do Renascimento;
ñ  Conhecer o Renascimento italiano por meio das obras de alguns de seus artistas;
ñ  Estabelecer a relação entre o renascimento e a expansão marítima e comercial europeia dos séculos XV e XVI.

DESENVOLVIMENTO
- Sondagem: Conversa informal com os alunos a respeito de temas como: Qual é o centro do nosso sistema solar? Qual é a localização da Terra dentro dele? Quando surgiram os primeiros livros impressos? Já ouviram a expressão “sorriso da Monalisa”? Afinal, quem foi Monalisa?
- Introdução do tema através de aula expositiva.
- Construção de Linha de Tempo utilizando os artistas do Renascimento italiano descritos no livro didático.
- Conceituar Renascimento.
- Estudo de textos e análise de figuras do livro didático. Comparar as obras produzidas durante a Idade Média e as produzidas pelos artistas renascentistas.
- Atividades de interpretação de texto.
- No Laboratório de Inclusão digital assistir a uma apresentação em Powerpoint sobre o renascimento Cultural e Científico.
- Dentro a apresentação, acessar os links de temas específicos, quais sejam, a Cultura greco-romana, Antropocentrismo, Teocentrismo, Mecenas, Heliocentrismo, Geocentrismo entre outros e, em dupla, completar as atividades elaboradas pelo professor.
AVALIAÇÃO
- Participação dos alunos durante as aulas e durante a execução da atividade.
 - Coerência das respostas na atividade escrita.












sábado, 7 de julho de 2012

2.5 Endereço e função do Blog

Olá, colegas! Meu nome é Pollianny e o endereço do meu Blog é www.salaeduca.blogspot.com Faça uma visita e conheça um pouco mais sobre a minha escola e as atividades desenvolvidas no curso do e-Proinfo. Um abraço!

sábado, 16 de junho de 2012

2.4 Conceituando Hipertexto coletivamente


Três comentários acerca do conceito de hipertexto produzido por colegas do curso e-PROINFO: 

1) É fato que os links podem contribuir imensamente para a navegação e para nos munir de um número bem maior de informações, mas como você já disse, também podem nos tomar um tempo preciso nos remetendo a sites ou conteúdos que não sejam tão pertinentes ou até mesmo que já não estejam disponíveis. Vale como dica focar no objeto das pesquisas, sem perder de vista os objetivos a serem conseguidos.

2) Rafisa, gostei da retrospectiva que fez no que concerne ao conceito de hipertexto. É interessante saber que desde os primórdios o homem já se valia desse recurso e que ele tenha sido tão bem empregado no mundo contemporâneo da tecnologia. Fica, pois, difícil tentar prever quais outras dimensões e usos futuros podem ser dados ao princípio do hipertexto, não é mesmo?

3) A dinamicidade da leitura dos hipertextos é bem atual e atende às demandas dos nossos jovens alunos, que sempre buscam novidades e rapidez quando pesquisam. Comungo da sua idéia de que a leitura do hipertexto se apresenta como uma opção mais interessante, além de abrir mais possibilidades de aprofundamento do tema estudado. 

sexta-feira, 15 de junho de 2012

2.3 Conceituando hipertexto individualmente


Impressões sobre experiências de navegação

Hipertexto é uma forma de organizar a informação por meio de links ou conexões, de modo que o internauta possa acessar diversas informações sobre o assunto ou conteúdo pesquisado. O criador do hipertexto seleciona, estrutura e ordena por meio desses atalhos ou ligações os vários tópicos possíveis que considerar necessário para permitir a navegação sobre determinado assunto. Cabe ao internauta acessar os links que julgar importantes ou que forem de seu interesse.
‘Tecnicamente, um hipertexto é uma rede composta de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens ou partes de imagens, seqüências sonoras, referência a documentos complexos que podem ser eles mesmos hipertextos. Os nós não estão ligados linearmente, como em uma corda ou como nos elos de uma corrente mas cada um deles, ou a maioria, estende suas conexões em estrela, de modo reticular. Juntamente com o visualizador (browser) representa um tipo de sistema para a organização de conhecimentos ou dados, aquisição de informações e comunicação.” (Lévy, 1993, p. 33).
A informação é organizada em rede, uma infinidade de possibilidades de links e de laços associativos que podem ser acessados de forma organizada e direcionada e, ao mesmo tempo, aleatória, visto que as escolhas sobre qual conteúdo deve ser acessado vão variar imensamente conforme os interesses de cada internauta.
O hipertexto contém, ainda, em seu bojo o conceito de intertextualidade, dado que a todo instante somos remetidos a textos que retomam outros textos, pressupõe rapidez, porque permite dinamismo e velocidade na busca das informações, além de facilitar e democratizar o acesso às informações mais variadas e atualizadas.

Referências

2.2 Navegando em busca do conceito de hipertexto

Como a navegação pela internet é livre e depende das preferências e necessidades de cada internauta, navegar à deriva pode parecer, à primeira vista, algo mais ou menos caótico. Daí ser comum o usuário não conseguir mais refazer os caminhos virtuais percorridos e, por vezes, tentar em vão retomar algum conteúdo de seu interesse e que acaba por ficar perdido na vastidão do espaço virtual. É o que acontece quando não se anota os endereços acessados durante a navegação, pelo menos foi o que eu pude observar nesta pesquisa realizada em hipertexto sobre hipertexto. Dificilmente, ao final, saberei precisar os caminhos por onde “andei” para poder refazê-los, também não poderia enumerar cada coisa sobre a qual li. Mas digamos que esse seja um caos organizado e que mesmo navegando à deriva é possível haver aprendizado, visto que as possibilidades de leitura são tantas que superam a leitura convencional linear e pontual. Isso faz do ato de navegar algo mais instigante e interessante, dado que as informações se apresentam de modo multidirecional e nos remetem a conteúdos inesperados. É interessante observar que muitas vezes o link no qual clicamos já não se encontra mais ativo ou disponível e somos remetidos a uma outra página com a seguinte mensagem, por exemplo: “Not Found – The requested URL /hipertexto/historia.html was not found on this Server”, que significa que o endereço acessado não pôde ser encontrado neste servidor. Entretanto, não resta dúvida de que a navegação pelos hipertextos, apesar de parecer dispersar, dado que remete o internauta para outras partes dentro ou fora do texto de origem, contribui imensamente para atividades diversas de estudo e pesquisa. Certamente, clicar em links e navegar por eles facilitou muito e tornou mais significativo e concreto o meu aprendizado acerca do conceito de hipertexto. 

                                                                                                                          Pollianny Pontes Paiva



1.8 Divulgação da pesquisa