sábado, 20 de outubro de 2012

4.1 Contextualizando a mudança



4.1Pensando sobre as possíveis mudanças (postar no fórum) e (portfólio). Considerando as questões abaixo, identifique as possíveis mudanças que podem ocorrer nos processos de ensino e aprendizagem. Será que usando computadores e Internet nas atividades curriculares faremos as mesmas coisas que fazíamos antes? (antes de fazer o curso as TIC’s)


 
Sem dúvida o curso Ensinando e Aprendendo com as TIC’s tem mudado muito meu dia-a-dia como professora. Hoje sempre penso em formas diferentes e atrativas de trabalhar os conteúdos que sempre dei em sala de aula, ano após ano, da mesma forma. Passar pela experiência do curso e de trabalhar no Laboratório de Inclusão Digital vai, sem dúvida, ser um marco em minha carreira docente. Com certeza os alunos sairão ganhando com isso e já têm notado a diferença e sentem-se felizes a cada visita ao Laboratório para a realização de atividades diversas.

Será que haverá mudanças em nossa atuação docente?


As mudanças já são sentidas pelos alunos, que se mostram mais satisfeitos e interessados pela aula. Também é gratificante para nós professores, que percebemos mudanças profundas em nossa atuação docente e, é claro, para muito melhor, afinal, também queremos ter satisfação em realizar um bom trabalho ao final de cada aula.

O que mudará na aprendizagem do aluno?


A escola é uma das mais importantes instituições sociais, mas não tem acompanhado a modernização e os avanços tecnológicos. O mesmo vale para nós, profissionais da educação, que nem sempre temos tempo e oportunidade para nos reciclar. O ensino amparado pelos recursos tecnológicos pode mudar e revolucionar a aprendizagem à medida que coloca formas novas e interessantes de se expor conteúdos e assuntos do currículo escolar.

Que novos aspectos vão requerer maior atenção de nossa parte? 


É necessário, no entanto, estarmos atentos aos nossos objetivos finais para conseguirmos elaborar aulas e projetos em que possamos utilizar a tecnologia de forma adequada. Ela deve estar a serviço do processo educacional de modo a facilitar o aprendizado, não sendo ela própria o seu fim.

Poderemos criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos?


Sempre podemos crias novas estratégias para potencializar a aprendizagem. Quando falamos de tecnologias não devemos nos esquecer de que as possibilidades são infinitas e que a cada dia surge algo novo. Precisamos de fato incorporar isso à educação e atualizar o nosso modelo do século XIX. O caminho para chegar a isso depende de vontade política e de investimento. É necessário capacitar os professores, aumentar os repasses para a educação e administrar melhor as verbas públicas.


Comentando a atividade de um colega no Fórum



Assim como você, Maria Helena, após a experiência do curso do Proinfo também vejo outros usos para o Laboratório de Inclusão Digital, que não sejam apenas para realização de jogos educativos. Pudemos ao longo do curso aprender uns com os outros e posso afirmar que a nossa parceria em projetos e atividades diversas foi muito profícua. Temos tido bons resultados no âmbito pedagógico em nossa escola, sobretudo depois de todo conhecimento adquirido a duras penas com esse curso. Obrigada pela parceria e pela troca prazerosa de experiências e lições.
                                                                                                                           Pollianny Pontes Paiva


Nenhum comentário:

Postar um comentário