4.1Pensando sobre as possíveis mudanças (postar no fórum) e (portfólio). Considerando as questões abaixo, identifique as possíveis mudanças que podem ocorrer nos processos de ensino e aprendizagem. Será que usando computadores e Internet nas atividades curriculares faremos as mesmas coisas que fazíamos antes? (antes de fazer o curso as TIC’s)
Sem dúvida o curso
Ensinando e Aprendendo com as TIC’s tem mudado muito meu dia-a-dia
como professora. Hoje sempre penso em formas diferentes e atrativas
de trabalhar os conteúdos que sempre dei em sala de aula, ano após
ano, da mesma forma. Passar pela experiência do curso e de trabalhar
no Laboratório de Inclusão Digital vai, sem dúvida, ser um marco
em minha carreira docente. Com certeza os alunos sairão ganhando com
isso e já têm notado a diferença e sentem-se felizes a cada visita
ao Laboratório para a realização de atividades diversas.
Será que haverá mudanças em nossa atuação docente?
As mudanças já são
sentidas pelos alunos, que se mostram mais satisfeitos e interessados
pela aula. Também é gratificante para nós professores, que
percebemos mudanças profundas em nossa atuação docente e, é
claro, para muito melhor, afinal, também queremos ter satisfação
em realizar um bom trabalho ao final de cada aula.
O que mudará na aprendizagem do aluno?
A escola é uma das mais
importantes instituições sociais, mas não tem acompanhado a
modernização e os avanços tecnológicos. O mesmo vale para nós,
profissionais da educação, que nem sempre temos tempo e
oportunidade para nos reciclar. O ensino amparado pelos recursos
tecnológicos pode mudar e revolucionar a aprendizagem à medida que
coloca formas novas e interessantes de se expor conteúdos e assuntos
do currículo escolar.
Que novos aspectos vão requerer maior atenção de nossa parte?
É necessário, no
entanto, estarmos atentos aos nossos objetivos finais para
conseguirmos elaborar aulas e projetos em que possamos utilizar a
tecnologia de forma adequada. Ela deve estar a serviço do processo
educacional de modo a facilitar o aprendizado, não sendo ela própria
o seu fim.
Poderemos criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos?
Sempre podemos crias
novas estratégias para potencializar a aprendizagem. Quando falamos
de tecnologias não devemos nos esquecer de que as possibilidades são
infinitas e que a cada dia surge algo novo. Precisamos de fato
incorporar isso à educação e atualizar o nosso modelo do século
XIX. O caminho para chegar a isso depende de vontade política e de
investimento. É necessário capacitar os professores, aumentar os
repasses para a educação e administrar melhor as verbas públicas.
Comentando a atividade de um colega no Fórum
Assim como você, Maria Helena, após a experiência do curso do Proinfo também vejo outros usos para o Laboratório de Inclusão Digital, que não sejam apenas para realização de jogos educativos. Pudemos ao longo do curso aprender uns com os outros e posso afirmar que a nossa parceria em projetos e atividades diversas foi muito profícua. Temos tido bons resultados no âmbito pedagógico em nossa escola, sobretudo depois de todo conhecimento adquirido a duras penas com esse curso. Obrigada pela parceria e pela troca prazerosa de experiências e lições.
Pollianny
Pontes Paiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário