Curso
Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias da Informação e
Comunicação – Tic’s
Unidade
3 – Práticas Pedagógicas
Projeto da Atividade 3.6
Parts of the eco
house
15/10/2012
Autor
(es) → Pollianny Pontes Paiva
Maria Helena do Nascimento Passos
Ipatinga – MG
|
Justificativa
O
exercício da docência atualmente exige do educador cada vez mais a
criação de novas estratégias para o trabalho de questões
contemporâneas da humanidade. Dentre elas está o problema da
degradação ambiental e da falta de conscientização quanto à
necessidade urgente de mudanças simples no cotidiano, mas que podem
fazer a diferença quando se trata de preservar e recuperar a
natureza. Neste projeto, buscamos aliar essa necessidade de
disseminação de práticas e hábitos ecologicamente corretos ao
conteúdo de Língua Inglesa que trata do vocabulário pertinente às
partes de uma residência, enfatizando questões como reciclagem,
economia e sustentabilidade.
O
projeto, apesar de pertencer ao domínio da Língua Inglesa, também
dialoga com a disciplina Ciências, que empresta suas teorias e
explicações para compor o trabalho e elucidar os exemplos
elencados.
Por
questões práticas todo o projeto foi organizado e estruturado
conforme os moldes do site
do
Portal do Professor, portanto, onde lê-se "O que o aluno poderá
aprender com esta aula", entenda-se objetivos. Já o
desenvolvimento está todo detalhado em "Estratégias e recursos
da aula", seguido do item avaliação.
Por
fim, atendendo às especificações da questão proposta durante o
Curso Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias da Informação e
Comunicação – Tic's, foram utilizados sites
de
repositórios de vídeos, de slides,
de
enciclopédias colaborativas e de dicionários on
line, além
de "Conteúdos e objetos" do site
Portal do Professor, do Ministério da Educação.
|
Estrutura Curricular
|
||
Modalidade / Nível de Ensino
|
Componente Curricular
|
Tema
|
Ensino Fundamental Final
|
Língua Estrangeira
|
Sociedade e educação ambiental
|
Ensino Fundamental Final
|
Língua Estrangeira
|
Competência comunicativa:
componentes linguísticos,
sociolinguísticos e pragmáticos
|
Ensino Fundamental Final
|
Língua Estrangeira
|
Aspectos morfológicos,
sintáticos e fonológicos
|
Dados da Aula
O que o aluno poderá
aprender com esta aula
Com esta aula o aluno poderá
desenvolver o vocabulário referente a Partes da Casa;
Adquirir
hábitos de preservação ambiental e se tornar um multiplicador
das ideias e soluções sustentáveis aqui apresentadas.
|
||
Duração
das atividades
Aproximadamente
três aulas de uma hora cada
|
||
Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Esta aula pode ser ministrada a
alunos iniciantes, mas que já tenham tido contato com a Língua
Inglesa nas séries anteriores. O vocabulário empregado é
simples e o professor pode auxiliar o aluno sempre que julgar
necessário.
|
||
Estratégias
e recursos da aula
Aula
interativa;
Uso do
Laboratório de Inclusão Digital.
Motivação:
O professor
deverá apresentar no Laboratório de Inclusão Digital um vídeo
contendo Flash cards a
respeito das partes da casa, levando em conta o conhecimento
prévio dos alunos. Na parte final do próprio vídeo aparecerão
também alguns exercícios sobre o assunto e que deverão ser
feitos oralmente pela turma.
Recurso
Sob a
orientação do professor, os alunos deverão assistir ao vídeo
sobre as partes da casa, com a duração de 7:40 (sete minutos e
quarenta segundos).
Atividade
1
Os alunos
deverão assistir ao vídeo novamente, repetir as palavras
juntamente com o professor e, em duplas, alistar todo o
vocabulário abordado. A partir daí, deverão desenhar uma casa
convencional que contenha os cômodos estudados no vídeo
apresentado.
Recurso
Poderão
fazer o desenho utilizando o programa Paint
(Office)
ou o BrOffice.org Draw
(Linux)
ou editor de imagem online http://pixlr.com/app
Atividade
2
Com a
colaboração do professor de Ciências, os alunos deverão
pesquisar sites sobre casas sustentáveis.
http://www.ecodesenvolvimento.org/noticias/lista-de-jogos-online (links de vários jogos que nos levam a refletir sobre sociedade,
sustentabilidade e preservação do meio ambiente)
Recurso
Figura 2 Imagem do recurso
Posteriormente,
deverão acessar um recurso do Portal do Professor, o Eco
casa: dicas de economia, que
possibilita uma simulação online
de uma casa ecologicamente
correta, oferecendo inúmeras dicas de economia e modos de se
preservar o meio ambiente. As dicas sobre as mudanças necessárias
para que uma residência se torne sustentável vão aparecendo
conforme o aluno vai clicando nas várias partes da casa.
Recurso
Figura 3 Imagem do recurso
Ao final dessa etapa, os alunos
deverão construir em grupo uma maquete de uma casa sustentável.
Atividade
3
A seguir,
os alunos deverão escrever uma frase que descreva a casa
convencional desenhada na atividade 1 e outra que descreva a eco
casa construída por eles em forma de maquete na atividade 2.
Também deverão fazer uma lista dos recursos que possui uma casa
ecológica. Para tanto, poderão contar com o auxílio do
professor e também consultar dicionários eletrônicos e
enciclopédias online.
Registrar tudo usando o editor de texto BrOffice,
do Linux.
Depois transcrever para cartazes e afixar nas paredes acima das
maquetes para exposição na escola.
|
Recursos Complementares
Dicionários, tradutores e enciclopédias do
Portal do Professor
Site Wikipedia
|
Avaliação
O
professor deve avaliar o interesse e a participação dos alunos
durante as aulas, bem como o desempenho na execução das
atividades propostas.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário