terça-feira, 16 de outubro de 2012

3.6 Projeto de Ensino utilizando mídias digitais


Curso Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias da Informação e Comunicação – Tic’s
Unidade 3 – Práticas Pedagógicas

Projeto da Atividade 3.6


Parts of the eco house

15/10/2012
                            Autor (es) Pollianny Pontes Paiva
                                                          Maria Helena do Nascimento Passos
                                                          Ipatinga – MG


 
Justificativa
 
O exercício da docência atualmente exige do educador cada vez mais a criação de novas estratégias para o trabalho de questões contemporâneas da humanidade. Dentre elas está o problema da degradação ambiental e da falta de conscientização quanto à necessidade urgente de mudanças simples no cotidiano, mas que podem fazer a diferença quando se trata de preservar e recuperar a natureza. Neste projeto, buscamos aliar essa necessidade de disseminação de práticas e hábitos ecologicamente corretos ao conteúdo de Língua Inglesa que trata do vocabulário pertinente às partes de uma residência, enfatizando questões como reciclagem,  economia e sustentabilidade.
O projeto, apesar de pertencer ao domínio da Língua Inglesa, também dialoga com a disciplina Ciências, que empresta suas teorias e explicações para compor o trabalho e elucidar os exemplos elencados.
Por questões práticas todo o projeto foi organizado e estruturado conforme os moldes do site do Portal do Professor, portanto, onde lê-se "O que o aluno poderá aprender com esta aula", entenda-se objetivos. Já o desenvolvimento está todo detalhado em "Estratégias e recursos da aula", seguido do item avaliação.
Por fim, atendendo às especificações da questão proposta durante o Curso Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias da Informação e Comunicação – Tic's, foram utilizados sites de repositórios de vídeos, de slides, de enciclopédias colaborativas e de dicionários on line, além de "Conteúdos e objetos" do site Portal do Professor, do Ministério da Educação.


Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Final
Língua Estrangeira
Sociedade e educação ambiental
Ensino Fundamental Final
Língua Estrangeira
Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final
Língua Estrangeira
Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poderá desenvolver o vocabulário referente a Partes da Casa;
Adquirir hábitos de preservação ambiental e se tornar um multiplicador das ideias e soluções sustentáveis aqui apresentadas.

Duração das atividades

Aproximadamente três aulas de uma hora cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula pode ser ministrada a alunos iniciantes, mas que já tenham tido contato com a Língua Inglesa nas séries anteriores. O vocabulário empregado é simples e o professor pode auxiliar o aluno sempre que julgar necessário.
Estratégias e recursos da aula

Aula interativa;
Uso do Laboratório de Inclusão Digital.

Motivação:
O professor deverá apresentar no Laboratório de Inclusão Digital um vídeo contendo Flash cards a respeito das partes da casa, levando em conta o conhecimento prévio dos alunos. Na parte final do próprio vídeo aparecerão também alguns exercícios sobre o assunto e que deverão ser feitos oralmente pela turma.

Recurso


Figura 1 Imagem do recurso
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=1P4WUrOYUyk

Sob a orientação do professor, os alunos deverão assistir ao vídeo sobre as partes da casa, com a duração de 7:40 (sete minutos e quarenta segundos).

Atividade 1

Os alunos deverão assistir ao vídeo novamente, repetir as palavras juntamente com o professor e, em duplas, alistar todo o vocabulário abordado. A partir daí, deverão desenhar uma casa convencional que contenha os cômodos estudados no vídeo apresentado.

Recurso

Poderão fazer o desenho utilizando o programa Paint (Office) ou o BrOffice.org Draw (Linux) ou editor de imagem online http://pixlr.com/app 

Atividade 2

Com a colaboração do professor de Ciências, os alunos deverão pesquisar sites sobre casas sustentáveis.
http://www.ecodesenvolvimento.org/noticias/lista-de-jogos-online (links de vários jogos que nos levam a refletir sobre sociedade, sustentabilidade e preservação do meio ambiente)

Recurso













  




Figura 2 Imagem do recurso

Posteriormente, deverão acessar um recurso do Portal do Professor, o Eco casa: dicas de economia, que possibilita uma simulação online de uma casa ecologicamente correta, oferecendo inúmeras dicas de economia e modos de se preservar o meio ambiente. As dicas sobre as mudanças necessárias para que uma residência se torne sustentável vão aparecendo conforme o aluno vai clicando nas várias partes da casa.

Recurso

















Figura 3 Imagem do recurso

Ao final dessa etapa, os alunos deverão construir em grupo uma maquete de uma casa sustentável.

Atividade 3

A seguir, os alunos deverão escrever uma frase que descreva a casa convencional desenhada na atividade 1 e outra que descreva a eco casa construída por eles em forma de maquete na atividade 2. Também deverão fazer uma lista dos recursos que possui uma casa ecológica. Para tanto, poderão contar com o auxílio do professor e também consultar dicionários eletrônicos e enciclopédias online. Registrar tudo usando o editor de texto BrOffice, do Linux. Depois transcrever para cartazes e afixar nas paredes acima das maquetes para exposição na escola.

Recursos Complementares

Dicionários, tradutores e enciclopédias do Portal do Professor

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false

Site Wikipedia

Avaliação

O professor deve avaliar o interesse e a participação dos alunos durante as aulas, bem como o desempenho na execução das atividades propostas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário