Autor (es) Renata Cristina Oliveira
Giselle Carvalho Maia
IPATINGA - MG Escola
Municipal Padre Cícero de Castro
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino |
Componente Curricular |
Tema |
Ensino Fundamental Final |
Ciências Naturais |
Ambiente |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Muitas vezes não percebemos a
presença daqueles animais com corpos de formas estranhas e cores
variadas e que vivem ao nosso redor, voam sobre nossas cabeças ou
aqueles que se locomovem próximo dos nossos pés – os artrópodes.
Esse grupo inclui animais como aranha,
mosca, siri, lacraia, piolho-de-cobra, camarão, escorpião, abelha,
entre inúmeros outros. O grupo dos artrópodes é tão bem adaptado
aos diferentes ambientes que, atualmente, representa mais de 80% das
espécies animais conhecidas.
A presente sequência didática será
desenvolvida em turmas de 7° ano da Escola Municipal Padre Cícero
de Castro, com o objetivo de permitir aos alunos:
- Reflexão sobre a importância
desse filo de invertebrados para o equilíbrio ecológico e sua
relevante relação com nossa espécie, bem como a variedade de
grupos pertencentes ao filo:
- Definir artrópode e diferenciar os
diferentes grupos desse filo;
- Avaliar o conhecimento sobre esses
invertebrados;
- Fazer associação entre as relações
sociais de alguns insetos com a sociedade humana;
- Instigar a curiosidade através da
pesquisa;
- Familiarizarem-se com os recursos de
Mídia disponíveis no Laboratório de Inclusão Digital;
Duração das atividades
6
aulas de 1 hora cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deve compreender que os seres vivos são divididos em vários reinos e um deles é o Reino Animal. Dentro desse reino encontram-se os invertebrados e os vertebrados. Os artrópodes são animais pertencentes ao grupo dos invertebrados.
Estratégias
e recursos da aula
1ª etapa – Aula expositiva sobre
o tema e divisão de grupos – 1 aula
Inicialmente o professor fará breve
levantamento dos conhecimentos prévios sobre os artrópodes e sua
importante relação com o ser humano.
Será feita breve exposição sobre o
tema, citando algumas características do filo Artrópode.
A turma de 35 alunos será dividida em
cinco grupos que ficarão incumbidos de organizar uma apresentação
sobre tema previamente estabelecido, conforme descrição abaixo:
Grupo1 – Insetos: Características
gerais e desenvolvimento
Grupo 2 – Insetos: Vida em sociedade
e relação com o ser humano
Grupo 3 – Crustáceo
Grupo 4 – Aracnídeo
Grupo 5 – Miriápodes (Diplópode e
quilópode)
Os grupos farão pesquisa sobre o tema
e elaborarão cartazes para apresentação, além de redigirem um
pequeno resumo que será distribuído aos colegas da turma no final
da apresentação.
2ª etapa – Pesquisa (Laboratório
de Inclusão Digital) sobre o tema a ser apresentado – 1 aula
No Laboratório de Inclusão Digital
da escola, em dupla, os alunos pesquisarão informações e figuras
para a composição do trabalho a ser apresentado.
3ª etapa – Exibição do filme
–Vida de inseto – 2 aulas
Para auxiliar na compreensão sobre o assunto trabalhado, será exibido o filme “Vida de Inseto”.
Para auxiliar na compreensão sobre o assunto trabalhado, será exibido o filme “Vida de Inseto”.
Filme feito pelos estúdios Walt
Disney/ Pixar em 1998, que
relata a vida de um formigueiro, oprimido por uma gangue de
gafanhotos. Não é apenas uma história infantil, mas,
principalmente, uma metáfora ao funcionamento institucional de
muitas equipes e organizações de trabalho. É um desenho
digitalizado, muito bem construído e que se utiliza da música e da
cor com muita propriedade para emocionar e motivar o espectador.
4ª etapa – Apresentação dos
cartazes – 1 aula
Os grupos farão apresentação dos
cartazes, citando as informações e curiosidades pesquisadas sobre o
tema. Entregarão texto aos colegas de sala com uma compilação das
informações.
5ª etapa – Atividades (Roteiro
de estudo) – 1 aula
Para finalizar, os educandos
desenvolverão atividades sobre os temas trabalhados e apresentados,
alem de um roteiro de análise do filme “Vida de Inseto”.
AVALIAÇÃO
Serão avaliados os cartazes, resumo e
roteiro de estudo.
REFERENCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/Artropodes.php
http://portuguessemed.blogspot.com.br/2011/05/sequencia-didatica-o-que-e.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário