sexta-feira, 15 de junho de 2012

2.3 Conceituando hipertexto individualmente


Impressões sobre experiências de navegação

Hipertexto é uma forma de organizar a informação por meio de links ou conexões, de modo que o internauta possa acessar diversas informações sobre o assunto ou conteúdo pesquisado. O criador do hipertexto seleciona, estrutura e ordena por meio desses atalhos ou ligações os vários tópicos possíveis que considerar necessário para permitir a navegação sobre determinado assunto. Cabe ao internauta acessar os links que julgar importantes ou que forem de seu interesse.
‘Tecnicamente, um hipertexto é uma rede composta de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens ou partes de imagens, seqüências sonoras, referência a documentos complexos que podem ser eles mesmos hipertextos. Os nós não estão ligados linearmente, como em uma corda ou como nos elos de uma corrente mas cada um deles, ou a maioria, estende suas conexões em estrela, de modo reticular. Juntamente com o visualizador (browser) representa um tipo de sistema para a organização de conhecimentos ou dados, aquisição de informações e comunicação.” (Lévy, 1993, p. 33).
A informação é organizada em rede, uma infinidade de possibilidades de links e de laços associativos que podem ser acessados de forma organizada e direcionada e, ao mesmo tempo, aleatória, visto que as escolhas sobre qual conteúdo deve ser acessado vão variar imensamente conforme os interesses de cada internauta.
O hipertexto contém, ainda, em seu bojo o conceito de intertextualidade, dado que a todo instante somos remetidos a textos que retomam outros textos, pressupõe rapidez, porque permite dinamismo e velocidade na busca das informações, além de facilitar e democratizar o acesso às informações mais variadas e atualizadas.

Referências

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