sexta-feira, 15 de junho de 2012

1.3 Educação e Tecnologia


Em sua entrevista sobre Educação e Tecnologia, concedida à Rede Vida, Ladislau Dowbor fala da dificuldade dos professores em ter acesso aos novos conhecimentos, para então poder transmiti-los aos seus alunos. Propõe que a escola seja menos lecionadora e mais organizadora e articuladora do conhecimento, que vem também de outros meios de comunicação e, sobretudo, da televisão - que é quase unânime, está em praticamente todos os lares -, e poderia contribuir muito mais para o processo educacional como um todo.

Discute ainda sobre a necessidade de as empresas e instituições de ensino requalificarem seus profissionais, para que possam acompanhar as inúmeras evoluções tecnológicas que surgem a todo momento, ao invés de ficarem repetindo todos os anos as mesmas coisas, os mesmos conteúdos, trabalhados da mesma forma. Segundo Dowbor, é preciso democratizar e permitir o acesso à informação focada nas necessidades do aluno, de modo a prepará-lo para a vida e para inseri-lo no mercado de trabalho, capacitando-o de fato para exercer funções inerentes à sua profissão, a partir da interação entre conhecimento e vida profissional.   

Conclui sua entrevista levantando propostas para se encontrar um rumo, direções e novas formas de se sistematizar o enorme volume de informações recebido de todos os meios de comunicação e tecnologia, evoluções da vida moderna que não temos acompanhado, tendo em vista que o leque de recursos tecnológicos é imenso e aumenta a cada dia. Chama a atenção, sobretudo, para a necessidade de aprendizagem contínua por parte dos educadores,para que possam estar afinados às novas formas de aprender e de ensinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário