quarta-feira, 18 de julho de 2012

2.6 Planejando atividades com hipertexto


Escola Municipal Padre Cícero de Castro


TEMA: O Renascimento Cultural e Científico Europeu

PÚBLICO ALVO
Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental

NÚMERO DE ALUNOS DA TURMA
36

CONTEÚDO CURRICULAR
História e Educação Artística

DURAÇÃO
05 aulas (03 aulas em sala e 02 aulas no Laboratório de Inclusão Digital)

PROFESSORES PARTICIPANTES
Maria Helena do Nascimento
Pollianny Pontes Paiva

RECURSOS UTILIZADOS
Livro didático;
Folhas xerografadas;
Laboratório de inclusão digital (internet, sites diversos, hiperlinks, apresentação em PowerPoint).

Objetivos:

ñ  Compreender como o Renascimento cultural e científico afetou a maneira de viver da sociedade da época e quais foram seus benefícios para as gerações atuais;
ñ  Compreender que as modificações culturais e artísticas promovidas pelo Renascimento estão relacionadas ao crescimento comercial e urbano, de tal modo que contribuiu para a transformação da sociedade como um todo;
ñ  Entender o humanismo como uma parte do processo do Renascimento;
ñ  Identificar as principais características do Renascimento;
ñ  Conhecer o Renascimento italiano por meio das obras de alguns de seus artistas;
ñ  Estabelecer a relação entre o renascimento e a expansão marítima e comercial europeia dos séculos XV e XVI.

DESENVOLVIMENTO
- Sondagem: Conversa informal com os alunos a respeito de temas como: Qual é o centro do nosso sistema solar? Qual é a localização da Terra dentro dele? Quando surgiram os primeiros livros impressos? Já ouviram a expressão “sorriso da Monalisa”? Afinal, quem foi Monalisa?
- Introdução do tema através de aula expositiva.
- Construção de Linha de Tempo utilizando os artistas do Renascimento italiano descritos no livro didático.
- Conceituar Renascimento.
- Estudo de textos e análise de figuras do livro didático. Comparar as obras produzidas durante a Idade Média e as produzidas pelos artistas renascentistas.
- Atividades de interpretação de texto.
- No Laboratório de Inclusão digital assistir a uma apresentação em Powerpoint sobre o renascimento Cultural e Científico.
- Dentro a apresentação, acessar os links de temas específicos, quais sejam, a Cultura greco-romana, Antropocentrismo, Teocentrismo, Mecenas, Heliocentrismo, Geocentrismo entre outros e, em dupla, completar as atividades elaboradas pelo professor.
AVALIAÇÃO
- Participação dos alunos durante as aulas e durante a execução da atividade.
 - Coerência das respostas na atividade escrita.












Nenhum comentário:

Postar um comentário