1. Site do Porta Curtas: http://www.portacurtas.com.br e http://www.curtanaescola.org.br/ Os sites são extremamente úteis para nós professores, há vídeos que podem ser empregados nas aulas de todos os conteúdos e sobre os mais variados assuntos. É possível votar e eleger os melhores curtas, também pode tecer comentários que ajudarão outros usuários a escolherem mais facilmente dentre todos os vídeos os que mais lhes interessa.Vale à pena conferir e usar essas importantes ferramentas de entretenimento com fim pedagógico. É fácil realizar o cadastro como professor para ter acesso a todo o conteúdo pedagógico. Basta criar um cadastro único que servirá para ambos os sites.
O site Youtube também traz vídeos diversos sobre todo tipo de assunto. Receitas, vídeo-aulas, tutoriais de programas de computador, tutoriais gerais sobre tecnologias, clips musicais, trechos de entrevistas e programas televisivos já exibidos, etc. Por meio de uma busca podemos encontrar centenas e milhares de vídeos bastante esclarecedores, sendo que muitos também podem ser usados para ilustrar nossas aulas.
Fornece cursos, oficinas e exibe filmes há 40 anos para várias instituições públicas e privadas que valorizam a importância das linguagens audiovisuais. Oficinas de filmagem, roteiro, fotografia, técnicas de animação e outras são ministradas pela equipe do Cineduc, inclusive para professores, para que possam multiplicar esse conhecimento em suas escolas. Todos os educadores e instituições deveriam participar e difundir os conhecimentos adquiridos para toda a comunidade escolar.
O site funciona como instrumento de apoio a estudantes, pesquisadores e professores que se interessam por fotografia, cinema e todos os recursos audiovisuais. Além de divulgar o trabalho de cineastas, o site também funciona como um repositório no qual é possível ter acesso à história e memória do cinema, fazer pesquisas, ler teses sobre cinema, realizar cursos, etc. Por isso também pode ser amplamente usado no processo educacional como um todo.
Curso Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias da Informação e Comunicação – Tic’s
Unidade 3 – Práticas Pedagógicas
Projeto da Atividade 3.6
Parts of the eco house
15/10/2012
Autor (es) → Pollianny Pontes Paiva
Maria Helena do Nascimento Passos
Ipatinga – MG
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Final
Língua Estrangeira
Sociedade e educação ambiental
Ensino Fundamental Final
Língua Estrangeira
Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final
Língua Estrangeira
Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com esta aula o aluno poderá desenvolver o vocabulário referente a Partes da Casa;
Adquirir hábitos de preservação ambiental e se tornar um multiplicador das ideias e soluções sustentáveis aqui apresentadas.
Duração das atividades
Aproximadamente três aulas de uma hora cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Esta aula pode ser ministrada a alunos iniciantes, mas que já tenham tido contato com a Língua Inglesa nas séries anteriores. O vocabulário empregado é simples e o professor pode auxiliar o aluno sempre que julgar necessário.
Estratégias e recursos da aula
Aula interativa;
Uso do Laboratório de Inclusão Digital.
Motivação:
O professor deverá apresentar no Laboratório de Inclusão Digital um vídeo contendo Flash cardsa respeito das partes da casa, levando em conta o conhecimento prévio dos alunos. Na parte final do próprio vídeo aparecerão também alguns exercícios sobre o assunto e que deverão ser feitos oralmente pela turma.
Sob a orientação do professor, os alunos deverão assistir ao vídeo sobre as partes da casa, com a duração de 7:40 (sete minutos e quarenta segundos).
Atividade 1
Os alunos deverão assistir ao vídeo novamente, repetir as palavras juntamente com o professor e, em duplas, alistar todo o vocabulário abordado. A partir daí, deverão desenhar uma casa convencional que contenha os cômodos estudados no vídeo apresentado.
Recurso
Poderão fazer o desenho utilizando o programa Paint (Office) ou o BrOffice.org Draw (Linux) ou editor de imagem online http://pixlr.com/app
Atividade 2
Com a colaboração do professor de Ciências, os alunos deverão pesquisar sites sobre casas sustentáveis.
Posteriormente, deverão acessar um recurso do Portal do Professor, o Eco casa: dicas de economia, que possibilita uma simulação online de uma casa ecologicamente correta, oferecendo inúmeras dicas de economia e modos de se preservar o meio ambiente. As dicas sobre as mudanças necessárias para que uma residência se torne sustentável vão aparecendo conforme o aluno vai clicando nas várias partes da casa.
Ao final dessa etapa, os alunos deverão construir em grupo uma maquete de uma casa sustentável.
Atividade 3
A seguir, os alunos deverão escrever uma frase que descreva a casa convencional desenhada na atividade 1 e outra que descreva a eco casa construída por eles em forma de maquete na atividade 2. Também deverão fazer uma lista dos recursos que possui uma casa ecológica. Para tanto, poderão contar com o auxílio do professor e também consultar dicionários eletrônicos e enciclopédias online. Registrar tudo usando o editor de texto BrOffice, do Linux. Depois transcrever para cartazes e afixar nas paredes acima das maquetes para exposição na escola.
Recursos Complementares
Dicionários, tradutores e enciclopédias do Portal do Professor
Título da aula: Trabalhando a língua inglesa com o Urso Marrom
Comentário a respeito da aula selecionada:
A aula escolhida tem a duração de 1h/aula e tem por objetivo trabalhar com alunos do Ensino Fundamental inicial o nome do animais e as cores em Inglês. Dentre as habilidades envolvidas estão a prática da capacidade auditiva e a escrita em Língua Inglesa, bem como a ampliação do vocabulário e o treino da capacidade motora. O software utilizado foi o Brown Bear, que tem a função de contribuir para a dinamização da aula de modo a torná-la mais interessante e atrativa.
Toda aula será desenvolvida no Laboratório de Inclusão Digital e depois de uma explanação inicial feita pela professora, os alunos ouvirão o áudio e, posteriormente, farão as atividades, tudo isso com o auxilio do software supracitado. A avaliação se dará durante o processo e visa verificar a participação e a compreensão por parte do aluno. Abaixo, figura ilustrativa de parte do software Brown Bear:
O software se encontra disponível para download em dois endereços:
Título da aula: UCA - As potencialidades do conhecimento pela navegação na Internet: uma visita ao Museu da Língua Portuguesa
Comentário a respeito da aula selecionada:
A aulaescolhida foi postada no Portal do Professor pela professora
Walleska Bernardino Silva da Escola de Educação Básica de Uberlândia de Minas Gerais. Com a duração de 3 aulas de 50 minutos cada,
objetiva-se trabalhar com os alunos do Ensino Fundamental Final a
análise linguística com foco nos processos de construção de
significação, modos de organização do discurso e a organização
estrutural dos enunciados. Para tanto, o aluno deverá visitar e
informar-se virtualmente sobre o Museu da Língua Portuguesa, discutir
sobre a importância da existência desse site e divulgar os conhecimentos adquiridos para a comunidade escolar. Os alunos receberão um tutorial e deverão segui-lo a fim de responder as questões propostas pela professora. Os alunos deverão assistir ao vídeo Beco das palavras disponível no site Youtube e que mostra parte das instalações do museu. Depois de toda visitação no site e de seguir o tutorial e responder as questões, os alunos deverão produzir os gêneros textuais propostos com o objetivo de disseminar na comunidade escolar os conhecimentos adquiridos a partir dessa aula. Dentre eles estão: a notícia, a reportagem, vídeo maker, cartazes, enquetes, propagandas, canções e panfletos. Será fornecido um link contendo imagens pertinentes ao museu para que possam ser utilizadas nos textos produzidos e que deverão circular numa esfera social específica, qual seja, a própria comunidade escolar.
Os alunos deverão trocar os textos entre si para a apreciação uns dos
outros. Ao final o professor poderá organizar uma visita ao Museu para
conferem de perto o que conheceram virtualmente e estabelecer uma
comparação entre as duas experiências. Para estreitar os laços
escola/família, os pais dos alunos também poderão ser convidados a
participarem dessa visita.
Prefeitura Municipal de Ipatinga
Secretaria Municipal de Educação Centro de Formação Pedagógica – CENFOP
Fica Técnica – Portal do Professor
Estrutura curricular
Ensino Fundamental Inicial - Alfabetização
Processos de leitura, alfabetização e concepção de texto
Objetivo
Identificar os nomes das cores e dos animais em Inglês. Desenvolver a capacidade auditiva e a escrita em Língua Inglesa, utilizando o software Brown Bear para dinamizar a aula e facilitar a fixação do vocabulário estudado.
Descrição
O software traz em seu bojo uma série de exercícios em inglês, baseados no conto: "What do you see?" ("O que você vê?"), Sugere-se que sejam realizadas duas etapas: primeiramente, passar o conto para os alunos (áudio) e, posteriormente, realizar os exercícios baseados na história.
Observação
Para visualizar ou usar este recurso é necessário que esteja instalado no computador a máquina virtual Java, disponível em www.java.com/pt_BR/ e também ter instalado o aplicativo de JClic: http://clic.xtec.cat/es/jclic/download . htm
Disponível em: Portal do professor - Conteúdos Multimídias – Recurso Educacional
Licença:
O objeto educacional é fornecido sob o Creative Commons, Licença que permite copiar, distribuir, publicar e produzir obras derivadas, desde que sejam compartilhados sob a mesma licença e que o autor original seja mencionado. A utilização para fins comerciais é proibida.
Segue linkdo vídeo do programa Mais Educação, que apresenta de modo criativo, simples e dinâmico a
literatura contextualizada, valendo-se de exemplificações e
de analogias. Trata do romance Romeu e Julieta, de William
Shakespeare. O vídeo está voltado para os alunos do Ensino Fundamental Final e seu autor é Leandro Ferreira.
Segue abaixo link do blog do professor Frederico Vasconcelos, cujo objetivo está focado em aumentar o vocabulário em Língua Inglesa por meio do trabalho com embalagens de produtos em geral encontrados nas prateleiras de supermercados. Para tanto, lança mão de jogos e atividades diversas que, além de desenvolverem competências linguísticas, aumentam o universo cultural do aluno.
A seguir apresento link de vídeo aulas de inglês, com músicas, traduções, gramática, pronúncia, expressões idiomáticas, etc. Blog de autoria do professor David Bailey.
Programa de software produzido para dinamizar o ensino de Língua Portuguesa para alunos de Ensino Médio e cujo objetivo é debater o funcionamento da linguagem na produção e circulação de práticas sociais. Consta de exercícios, textos e imagens organizados de modo que o aluno possa interagir e resolver as questões propostas. A autoria é da da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp - Português, Mónica Graciela Zoppi Fontana e Projeto Condigital MEC - MCT.
2. Comentário concernente à aula "Projeto iniciação científica – Uma lupa na língua – HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA - A escrita portuguesa – os primórdios": "Gostei muito desta aula, pois trabalha a história e evolução da língua, traçando um paralelo e analisando gêneros textuais pretéritos e modernos. Também achei muito interessante a exploração da tecnologia na construção e execução da aula, por contribuir para a dinamização do processo de ensino-aprendizagem através de WebQuest, elaboração de apresentações em Powerpoint ou Prezi, consulta a sites, hipertextos, etc". Pollianny Pontes
Comentários acerca da entrevista do professor Lucas Ciavatta:
Após a leitura da referida entrevista e de assistir ao vídeo "Bloco do Passo - saltos no tempo", pude conhecer um pouco do trabalho desenvolvido pelo professor Lucas Ciavatta com seus alunos. Sincronismo, disciplina, trabalho em equipe e dedicação são alguns dos ingredientes para essa bem-sucedida experiência. Por meio de recursos digitais como os slides construídos no BrOffice impress, o professor conseguiu orientar seus alunos e coordenar os movimentos de todos e de cada um. Podemos tomar esse feito como ponto de partida também para nossas aulas nos laboratórios de Inclusão Digital, de modo a propor trabalhos que envolvam cooperação de cada um para a consecução dos objetivos de todos. Ao se envolverem e colaborarem para que todo processo aconteça, os alunos se interessam mais pelas aulas e o aprendizado se dá realmente de forma interessante e efetiva.
Pollianny Pontes Paiva
Comentários feitos nos blogs "Educando e Transformando" e "EDUCAR É AMAR", respectivamente:
O trabalho em equipe sempre é fecundo quando bem orientado e quando podemos contar com a participação de cada um para obter a concretização de um projeto que beneficie a todos. O professor no seu papel de facilitador e mediador do conhecimento é o que se espera nos dias atuais. As tecnologias estão aí e precisamos nos apropriar delas no nosso dia-a-dia na sala de aula.
Bastante relevante seu comentário, a tecnologia quando bem utilizada
auxilia muito o trabalho pedagógico. Nossos alunos têm potencial e
habilidades que muitas vezes não exploramos na escola. Atitudes como a
do professor Lucas Ciavatta faz com que repensemos nosso papel como
educadores dessa nova era da tecnologia.
Navegar na internet para pesquisar ou mesmo por entretenimento é bastante interessante, pois somos apresentados a um mundo de informações e conteúdos os quais nunca teríamos acesso não fosse a rede mundial de computadores. Essa possibilidade abre caminho para a democratização das informações, sobretudo em tempo real e pode ser considerada uma das maiores, senão a maior invenção dos últimos tempos. A possibilidade de interação e criação proporcionada pela Wikipedia torna esse mundo digital ainda mais fascinante, visto que o internauta se coloca como sujeito autor e participa ativamente na construção do conhecimento. É ainda mais interessante que, apesar da aparente fragilidade do sistema, no qual todos podem alterar de forma contributiva ou leviana o conteúdo construído coletivamente, a Wikipedia, ainda assim, mantenha sua qualidade, credibilidade e aceitação. O fato é que o mundo "Wiki" cresce cada vez mais e cabe a nós professores estarmos inteirados das novidades digitais, para podermos tirar proveito dessas tecnologias na educação. Aulas diferentes e dinâmicas, principalmente que envolvam esses recursos são bem aceitas pelos alunos, que anseiam por uma educação que esteja afinada com as necessidades dos tempos atuais. Pollianny Pontes Paiva