quinta-feira, 20 de setembro de 2012

3.2 Navegando por vídeos e outras mídias

Link da aula 1 escolhida no Portal do Professor:



Título da aula: Trabalhando a língua inglesa com o Urso Marrom

Comentário a respeito da aula selecionada:

A aula escolhida tem a duração de 1h/aula e tem por objetivo trabalhar com alunos do Ensino Fundamental inicial o nome do animais e as cores em Inglês. Dentre as habilidades envolvidas estão a prática da capacidade auditiva e a escrita em Língua Inglesa, bem como a ampliação do vocabulário e o treino da capacidade motora. O software utilizado foi o Brown  Bear, que tem a função de contribuir para a dinamização da aula de modo a torná-la mais interessante e atrativa.
Toda aula será desenvolvida no Laboratório de Inclusão Digital e depois de uma explanação inicial feita pela professora, os alunos ouvirão o áudio  e, posteriormente, farão as atividades, tudo isso com o auxilio do software supracitado. A avaliação se dará durante  o processo e visa verificar a participação e a compreensão por parte do aluno. Abaixo, figura ilustrativa de parte do software Brown Bear:

O software se encontra disponível para download em dois endereços:


Link da aula 2 escolhida no Portal do Professor:


Título da aula: UCA - As potencialidades do conhecimento pela navegação na Internet: uma visita ao Museu da Língua Portuguesa

Comentário a respeito da aula selecionada: 

A aula escolhida foi postada no Portal do Professor pela professora Walleska Bernardino Silva da Escola de Educação Básica de Uberlândia de Minas Gerais. Com a duração de 3 aulas de 50 minutos cada, objetiva-se trabalhar com os alunos do Ensino Fundamental Final a análise linguística com foco nos processos de construção de significação, modos de organização do discurso e a organização estrutural dos enunciados. Para tanto, o aluno deverá visitar e informar-se virtualmente sobre o Museu da Língua Portuguesa, discutir sobre a importância da existência desse site e divulgar os conhecimentos adquiridos para a comunidade escolar. Os alunos receberão um tutorial e deverão segui-lo a fim de responder as questões propostas pela professora. Os alunos deverão assistir ao vídeo Beco das palavras disponível no site Youtube e que mostra parte das instalações do museu. Depois de toda visitação no site e de seguir o tutorial e responder as questões, os alunos deverão produzir os gêneros textuais propostos com o objetivo de disseminar na comunidade escolar os conhecimentos adquiridos a partir dessa aula. Dentre eles estão: a notícia, a reportagem, vídeo maker, cartazes, enquetes, propagandas, canções e panfletos. Será fornecido um link contendo imagens pertinentes ao museu para que possam ser utilizadas nos textos produzidos e que deverão circular numa esfera social específica, qual seja, a própria comunidade escolar. Os alunos deverão trocar os textos entre si para a apreciação uns dos outros. Ao final o professor poderá organizar uma visita ao Museu para conferem de perto o que conheceram virtualmente e estabelecer uma comparação entre as duas experiências. Para estreitar os laços escola/família, os pais dos alunos também poderão ser convidados a participarem dessa visita.


Prefeitura Municipal de Ipatinga

Secretaria Municipal de Educação Centro de Formação Pedagógica – CENFOP



Fica Técnica – Portal do Professor



Estrutura curricular




Ensino Fundamental Inicial - Alfabetização
Processos de leitura, alfabetização e concepção de texto
Objetivo




Identificar os nomes das cores e dos animais em Inglês. Desenvolver a capacidade auditiva e a escrita em Língua Inglesa, utilizando o software Brown Bear para dinamizar a aula e facilitar a fixação do vocabulário estudado.

Descrição




O software traz em seu bojo uma série de exercícios em inglês, baseados no conto: "What do you see?" ("O que você vê?"), Sugere-se que sejam realizadas duas etapas: primeiramente, passar o conto para os alunos (áudio) e, posteriormente, realizar os exercícios baseados na história.

Observação




Para visualizar ou usar este recurso é necessário que esteja instalado no computador a máquina virtual Java, disponível em www.java.com/pt_BR/ e também ter instalado o aplicativo de JClic: http://clic.xtec.cat/es/jclic/download . htm
Autor



Santamaría Marín, Cristina
Fonte do recurso:



ZonaClic

Origem:




Espanha
Disponível em: Portal do professor - Conteúdos Multimídias – Recurso Educacional
Licença:




O objeto educacional é fornecido sob o Creative Commons, Licença que permite copiar, distribuir, publicar e produzir obras derivadas, desde que sejam compartilhados sob a mesma licença e que o autor original seja mencionado. A utilização para fins comerciais é proibida.

Assessoria Pedagógica de Inclusão Digital
*cenfopinclusaodigital@gmail.com

Produtos e Objetos do Portal do Professor:

  • Segue link do vídeo do programa Mais Educação, que apresenta de modo criativo, simples e dinâmico a literatura contextualizada, valendo-se de exemplificações e de analogias. Trata do romance Romeu e Julieta, de William Shakespeare. O vídeo está voltado para os alunos do Ensino Fundamental Final e seu autor é Leandro Ferreira. 
          http://www.youtube.com/watch?v=GXm0kNLbRrs  

  • Segue abaixo link do blog do professor Frederico Vasconcelos, cujo objetivo está focado em aumentar o vocabulário em Língua Inglesa por meio do trabalho com embalagens de produtos em geral encontrados nas prateleiras de supermercados. Para tanto, lança mão de jogos e atividades diversas que, além de desenvolverem competências linguísticas, aumentam o universo cultural do aluno.
  • A seguir apresento link de vídeo aulas de inglês, com músicas, traduções, gramática, pronúncia, expressões idiomáticas, etc. Blog de autoria do professor David Bailey. 
          http://xokmax.com/blog/ 
         
  • Programa de software produzido para dinamizar o ensino de Língua Portuguesa para alunos de Ensino Médio e cujo objetivo é debater o funcionamento da linguagem na produção e circulação de práticas sociais. Consta de exercícios, textos e imagens organizados de modo que o aluno possa interagir e resolver as questões propostas. A autoria é da da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp - Português, Mónica Graciela Zoppi Fontana e Projeto Condigital MEC - MCT.


Comentários  realizados no site do Portal Professor a respeito de aulas ou Produtos e Objetos disponíveis: 


1. Comentário concernente ao software de Língua Portuguesa:


"O recurso foi muito bem pensado e elaborado. Trabalha muitas questões de Língua Portuguesa e possibilita ao aluno interação e dinamização da aula." Pollianny Pontes. Link do software:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=38028


2. Comentário concernente à aula "Projeto iniciação científica – Uma lupa na língua – HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA - A escrita portuguesa – os primórdios": 

"Gostei muito desta aula, pois trabalha a história e evolução da língua, traçando um paralelo e analisando gêneros textuais pretéritos e modernos. Também achei muito interessante a exploração da tecnologia na construção e execução da aula, por contribuir para a dinamização do processo de ensino-aprendizagem através de WebQuest, elaboração de apresentações em Powerpoint ou Prezi, consulta a sites, hipertextos, etc". Pollianny Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário