domingo, 30 de setembro de 2012

3.4 Aula



Curso Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias da Informação e Comunicação – Tic’s
Unidade 3 – Práticas Pedagógicas

Projeto da Atividade 3.6


Parts of the eco house

15/10/2012
                                                Autor (es) → Pollianny Pontes Paiva
                                                                       Maria Helena do Nascimento Passos
                                                                       Ipatinga – MG

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Final
Língua Estrangeira
Sociedade e educação ambiental
Ensino Fundamental Final
Língua Estrangeira
Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final
Língua Estrangeira
Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poderá desenvolver o vocabulário referente a Partes da Casa;
Adquirir hábitos de preservação ambiental e se tornar um multiplicador das ideias e soluções sustentáveis aqui apresentadas.

Duração das atividades

Aproximadamente três aulas de uma hora cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula pode ser ministrada a alunos iniciantes, mas que já tenham tido contato com a Língua Inglesa nas séries anteriores. O vocabulário empregado é simples e o professor pode auxiliar o aluno sempre que julgar necessário.
Estratégias e recursos da aula

Aula interativa;
Uso do Laboratório de Inclusão Digital.

Motivação:
O professor deverá apresentar no Laboratório de Inclusão Digital um vídeo contendo Flash cardsa respeito das partes da casa, levando em conta o conhecimento prévio dos alunos. Na parte final do próprio vídeo aparecerão também alguns exercícios sobre o assunto e que deverão ser feitos oralmente pela turma.

Recurso


Figura 1 Imagem do recurso
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=1P4WUrOYUyk

Sob a orientação do professor, os alunos deverão assistir ao vídeo sobre as partes da casa, com a duração de 7:40 (sete minutos e quarenta segundos).

Atividade 1

Os alunos deverão assistir ao vídeo novamente, repetir as palavras juntamente com o professor e, em duplas, alistar todo o vocabulário abordado. A partir daí, deverão desenhar uma casa convencional que contenha os cômodos estudados no vídeo apresentado.

Recurso

Poderão fazer o desenho utilizando o programa Paint (Office) ou o BrOffice.org Draw (Linux) ou editor de imagem online http://pixlr.com/app 

Atividade 2

Com a colaboração do professor de Ciências, os alunos deverão pesquisar sites sobre casas sustentáveis.
http://www.ecodesenvolvimento.org/noticias/lista-de-jogos-online (links de vários jogos que nos levam a refletir sobre sociedade, sustentabilidade e preservação do meio ambiente)

Recurso













  




Figura 2 Imagem do recurso

Posteriormente, deverão acessar um recurso do Portal do Professor, o Eco casa: dicas de economia, que possibilita uma simulação online de uma casa ecologicamente correta, oferecendo inúmeras dicas de economia e modos de se preservar o meio ambiente. As dicas sobre as mudanças necessárias para que uma residência se torne sustentável vão aparecendo conforme o aluno vai clicando nas várias partes da casa.

Recurso

















Figura 3 Imagem do recurso

Ao final dessa etapa, os alunos deverão construir em grupo uma maquete de uma casa sustentável.

Atividade 3

A seguir, os alunos deverão escrever uma frase que descreva a casa convencional desenhada na atividade 1 e outra que descreva a eco casa construída por eles em forma de maquete na atividade 2. Também deverão fazer uma lista dos recursos que possui uma casa ecológica. Para tanto, poderão contar com o auxílio do professor e também consultar dicionários eletrônicos e enciclopédias online. Registrar tudo usando o editor de texto BrOffice, do Linux. Depois transcrever para cartazes e afixar nas paredes acima das maquetes para exposição na escola.

Recursos Complementares

Dicionários, tradutores e enciclopédias do Portal do Professor

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false

Site Wikipedia

Avaliação

O professor deve avaliar o interesse e a participação dos alunos durante as aulas, bem como o desempenho na execução das atividades propostas.


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

3.2 Navegando por vídeos e outras mídias

Link da aula 1 escolhida no Portal do Professor:



Título da aula: Trabalhando a língua inglesa com o Urso Marrom

Comentário a respeito da aula selecionada:

A aula escolhida tem a duração de 1h/aula e tem por objetivo trabalhar com alunos do Ensino Fundamental inicial o nome do animais e as cores em Inglês. Dentre as habilidades envolvidas estão a prática da capacidade auditiva e a escrita em Língua Inglesa, bem como a ampliação do vocabulário e o treino da capacidade motora. O software utilizado foi o Brown  Bear, que tem a função de contribuir para a dinamização da aula de modo a torná-la mais interessante e atrativa.
Toda aula será desenvolvida no Laboratório de Inclusão Digital e depois de uma explanação inicial feita pela professora, os alunos ouvirão o áudio  e, posteriormente, farão as atividades, tudo isso com o auxilio do software supracitado. A avaliação se dará durante  o processo e visa verificar a participação e a compreensão por parte do aluno. Abaixo, figura ilustrativa de parte do software Brown Bear:

O software se encontra disponível para download em dois endereços:


Link da aula 2 escolhida no Portal do Professor:


Título da aula: UCA - As potencialidades do conhecimento pela navegação na Internet: uma visita ao Museu da Língua Portuguesa

Comentário a respeito da aula selecionada: 

A aula escolhida foi postada no Portal do Professor pela professora Walleska Bernardino Silva da Escola de Educação Básica de Uberlândia de Minas Gerais. Com a duração de 3 aulas de 50 minutos cada, objetiva-se trabalhar com os alunos do Ensino Fundamental Final a análise linguística com foco nos processos de construção de significação, modos de organização do discurso e a organização estrutural dos enunciados. Para tanto, o aluno deverá visitar e informar-se virtualmente sobre o Museu da Língua Portuguesa, discutir sobre a importância da existência desse site e divulgar os conhecimentos adquiridos para a comunidade escolar. Os alunos receberão um tutorial e deverão segui-lo a fim de responder as questões propostas pela professora. Os alunos deverão assistir ao vídeo Beco das palavras disponível no site Youtube e que mostra parte das instalações do museu. Depois de toda visitação no site e de seguir o tutorial e responder as questões, os alunos deverão produzir os gêneros textuais propostos com o objetivo de disseminar na comunidade escolar os conhecimentos adquiridos a partir dessa aula. Dentre eles estão: a notícia, a reportagem, vídeo maker, cartazes, enquetes, propagandas, canções e panfletos. Será fornecido um link contendo imagens pertinentes ao museu para que possam ser utilizadas nos textos produzidos e que deverão circular numa esfera social específica, qual seja, a própria comunidade escolar. Os alunos deverão trocar os textos entre si para a apreciação uns dos outros. Ao final o professor poderá organizar uma visita ao Museu para conferem de perto o que conheceram virtualmente e estabelecer uma comparação entre as duas experiências. Para estreitar os laços escola/família, os pais dos alunos também poderão ser convidados a participarem dessa visita.


Prefeitura Municipal de Ipatinga

Secretaria Municipal de Educação Centro de Formação Pedagógica – CENFOP



Fica Técnica – Portal do Professor



Estrutura curricular




Ensino Fundamental Inicial - Alfabetização
Processos de leitura, alfabetização e concepção de texto
Objetivo




Identificar os nomes das cores e dos animais em Inglês. Desenvolver a capacidade auditiva e a escrita em Língua Inglesa, utilizando o software Brown Bear para dinamizar a aula e facilitar a fixação do vocabulário estudado.

Descrição




O software traz em seu bojo uma série de exercícios em inglês, baseados no conto: "What do you see?" ("O que você vê?"), Sugere-se que sejam realizadas duas etapas: primeiramente, passar o conto para os alunos (áudio) e, posteriormente, realizar os exercícios baseados na história.

Observação




Para visualizar ou usar este recurso é necessário que esteja instalado no computador a máquina virtual Java, disponível em www.java.com/pt_BR/ e também ter instalado o aplicativo de JClic: http://clic.xtec.cat/es/jclic/download . htm
Autor



Santamaría Marín, Cristina
Fonte do recurso:



ZonaClic

Origem:




Espanha
Disponível em: Portal do professor - Conteúdos Multimídias – Recurso Educacional
Licença:




O objeto educacional é fornecido sob o Creative Commons, Licença que permite copiar, distribuir, publicar e produzir obras derivadas, desde que sejam compartilhados sob a mesma licença e que o autor original seja mencionado. A utilização para fins comerciais é proibida.

Assessoria Pedagógica de Inclusão Digital
*cenfopinclusaodigital@gmail.com

Produtos e Objetos do Portal do Professor:

  • Segue link do vídeo do programa Mais Educação, que apresenta de modo criativo, simples e dinâmico a literatura contextualizada, valendo-se de exemplificações e de analogias. Trata do romance Romeu e Julieta, de William Shakespeare. O vídeo está voltado para os alunos do Ensino Fundamental Final e seu autor é Leandro Ferreira. 
          http://www.youtube.com/watch?v=GXm0kNLbRrs  

  • Segue abaixo link do blog do professor Frederico Vasconcelos, cujo objetivo está focado em aumentar o vocabulário em Língua Inglesa por meio do trabalho com embalagens de produtos em geral encontrados nas prateleiras de supermercados. Para tanto, lança mão de jogos e atividades diversas que, além de desenvolverem competências linguísticas, aumentam o universo cultural do aluno.
  • A seguir apresento link de vídeo aulas de inglês, com músicas, traduções, gramática, pronúncia, expressões idiomáticas, etc. Blog de autoria do professor David Bailey. 
          http://xokmax.com/blog/ 
         
  • Programa de software produzido para dinamizar o ensino de Língua Portuguesa para alunos de Ensino Médio e cujo objetivo é debater o funcionamento da linguagem na produção e circulação de práticas sociais. Consta de exercícios, textos e imagens organizados de modo que o aluno possa interagir e resolver as questões propostas. A autoria é da da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp - Português, Mónica Graciela Zoppi Fontana e Projeto Condigital MEC - MCT.


Comentários  realizados no site do Portal Professor a respeito de aulas ou Produtos e Objetos disponíveis: 


1. Comentário concernente ao software de Língua Portuguesa:


"O recurso foi muito bem pensado e elaborado. Trabalha muitas questões de Língua Portuguesa e possibilita ao aluno interação e dinamização da aula." Pollianny Pontes. Link do software:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=38028


2. Comentário concernente à aula "Projeto iniciação científica – Uma lupa na língua – HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA - A escrita portuguesa – os primórdios": 

"Gostei muito desta aula, pois trabalha a história e evolução da língua, traçando um paralelo e analisando gêneros textuais pretéritos e modernos. Também achei muito interessante a exploração da tecnologia na construção e execução da aula, por contribuir para a dinamização do processo de ensino-aprendizagem através de WebQuest, elaboração de apresentações em Powerpoint ou Prezi, consulta a sites, hipertextos, etc". Pollianny Pontes

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

3.1 Conhecendo objetos em multimídia



 Endereço do vídeo no Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=L3XlxbNxjqg

Endereço para a entrevista do professor Lucas Ciavatta:
http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod83212/Entrevista_Lucas_Ciavatta.pdf

Comentários acerca da entrevista do professor Lucas Ciavatta:

Após a leitura da referida entrevista e de assistir ao vídeo "Bloco do Passo - saltos no tempo", pude conhecer um pouco do trabalho desenvolvido pelo professor Lucas Ciavatta com seus alunos. Sincronismo, disciplina, trabalho em equipe e dedicação são alguns dos ingredientes para essa bem-sucedida experiência. Por meio de recursos digitais como os slides construídos no BrOffice impress, o professor conseguiu orientar seus alunos e coordenar os movimentos de todos e de cada um. Podemos tomar esse feito como ponto de partida também para nossas aulas nos laboratórios de Inclusão Digital, de modo a propor trabalhos que envolvam cooperação de cada um para a consecução dos objetivos de todos. Ao se envolverem e colaborarem para que todo processo aconteça, os alunos se interessam mais pelas aulas e o aprendizado se dá realmente de forma interessante e efetiva.

Pollianny Pontes Paiva

Comentários feitos nos blogs "Educando e Transformando" e "EDUCAR  É AMAR", respectivamente:

O trabalho em equipe sempre é fecundo quando bem orientado e quando podemos contar com a participação de cada um para obter a concretização de um projeto que beneficie a todos. O professor no seu papel de facilitador e mediador do conhecimento é o que se espera nos dias atuais. As tecnologias estão aí e precisamos nos apropriar delas no nosso dia-a-dia na sala de aula.

                                          Pollianny Pontes Paiva 
___________________________________________________________________

Bastante relevante seu comentário, a tecnologia quando bem utilizada auxilia muito o trabalho pedagógico. Nossos alunos têm potencial e habilidades que muitas vezes não exploramos na escola. Atitudes como a do professor Lucas Ciavatta faz com que repensemos nosso papel como educadores dessa nova era da tecnologia.

                                          Pollianny Pontes Paiva 

sábado, 8 de setembro de 2012

2.9 (Atividade 11) Wikipedia e Wikidicionário


Navegar na internet para pesquisar ou mesmo por entretenimento é bastante interessante, pois somos apresentados a um mundo de informações e conteúdos os quais nunca teríamos acesso não fosse a rede mundial de computadores. Essa possibilidade abre caminho para a democratização das informações, sobretudo em tempo real e pode ser considerada uma das maiores, senão a maior invenção dos últimos tempos. A possibilidade de interação e criação proporcionada pela Wikipedia torna esse mundo digital ainda mais fascinante, visto que o internauta se coloca como sujeito autor e participa ativamente na construção do conhecimento. É ainda mais interessante que, apesar da aparente fragilidade do sistema, no qual todos podem alterar de forma contributiva ou leviana o conteúdo construído coletivamente, a Wikipedia, ainda assim, mantenha sua qualidade, credibilidade e aceitação. O fato é que o mundo "Wiki" cresce cada vez mais e cabe a nós professores estarmos inteirados das novidades digitais, para podermos tirar proveito dessas tecnologias na educação. Aulas diferentes e dinâmicas, principalmente que envolvam esses recursos são bem aceitas pelos alunos, que anseiam por uma educação que esteja afinada com as necessidades dos tempos atuais.  Pollianny Pontes Paiva

2.8 Registro digital do Planejamento